sexta-feira, 26 de julho de 2013

Russia dias 8 e 9 (St. Petersburg 1)


Mar 
Cáspio - 
Golfo da 
Filândia

Entrar na estação de comboios de Leningradskiy em Moscovo a uma sexta-feira à noite é uma experiência alucinógena.
Mais uma vez sinto estar dentro de um filme do período soviético.
Dos altifalantes da estação sai uma musica que soa a marcha revolucionária. A estação está cheia de todo o tipo de pessoas. Destacam-se pela edumentária os funcionarios dos comboios que mais parecem, eles, porteiros de hotel de luxo e elas, hospedeiras dos anos 50.
A mim calha-me uma... Pede-nos os documentos e procura na lista de passageiros os nossos nomes. É claro que não encontra à primeira tentativa... Quando abre o meu passaporte a valiosa folhinha minuscula com o carimbo do registo policial voa para o espaço entre a plataforma e o comboio, uns bons 2 metros abaixo de nós... faltam 5 minutos para o comboio noturno arrancar para St. Petersburg. A barbie, a caminho acelerado dos 40, não perde ponta de postura e lentamente, caminhando como num desfile de moda, caminha 10 metros até um policia.
O jovem polícia sem nunca descruzar os braços vem até junto a nós espreitar para fosso observando o pequeno papel como se o quisesse ler... olha para mim fixo como se jogasse o jogo do sério, sorri ligeiramente e diz: -Eu não vou lá...

...cada compartimento tem 4 camas. É limpo e confortável. O convívio é intimo... Tinha uma pequena esperança que calhassem duas boazonas nas camas ao lado mas, não foi desta...

O Hermitage  é um exagero. O Palácio de Inverno fica localizado nas margens do rio Neva. Ao fim de pouco mais de uma hora de visita tive de fazer uma pausa. É muita areia de uma vez só. Abrir a boca de 2 em 2 minutos ajuda a esticar os neuróneos mas não é suficiente. Mais 20 minutos e tinha um esgotamento.

St. Petersburg é um concentrado de muita coisa concentrada...

Hoje vou dormir num apartamento de 1881...