sábado, 29 de março de 2008

PRIMO VERE

A primavera é uma estação sempre bem-vinda, quase como se fosse uma prima de nome Vera, que vem todos os anos trazendo cores, flores e abelhas aos seres humanos. Mesmo aos alérgicos ao pólen. Na verdade, a origem da palavra primavera não tem nenhuma ligação com qualquer tipo de homenagem feita para a prima de alguém. A expressão vem do latim “primo vere”, que significa: “no começo do verão”.

O clima primaveril dispõe de muitas variações que brincam com as nossas sensações. Pela manhã geralmente é frio, forçando as pessoas a saírem de casa com os seus casacos. Durante o dia o tempo aquece, incentivando qualquer indivíduo a retirar o excesso de roupas que porventura esteja a usar, passando a carregá-las nos braços à procura de algum cabide onde possa deixá-las. Por fim chega o final do expediente. Um resto de sol ainda aquece o dia, colaborando para esquecermos a nossa indumentária sobressalente no serviço e somente voltarmos a nos lembrar dela quando já estamos a caminho de casa ou do cursito, passando a sentir novamente o frio que agora chega através do manto estrelado da noite. Uma temperatura quase tão gelada quanto uma cerveja deveria ser, porém, bastante incómoda sem as nossas vestes mais quentes.
Isto para nós homens... porque, mal aparece a primavera, aparecem as mini-saias, os decotes os umbigos, etc. E a eterna resposta: "-Não não tenho frio", à pergunta do costume: " -Não tens frio só de meia t-shirt e cinto?"

Outra peculiaridade desta estação é que os dias na sua maioria são lindos (elas não têm frio por isso tá tudo bem), deslumbrantes, verdadeiros espetáculos da natureza... Muito parecidos com os dias que sonhamos para acontecerem nas nossas férias da Páscoa deste ano... O único inconveniente é que estes dias maravilhosos ocorrem durante a semana... Ao fim-de-semana já sabemos que o tempo piora... e a culpa não é do anti-ciclone dos Açores mas do Murphy que criou essas leis sem perguntar nada a ninguém.

Para mim não é Deus que comanda a vida mas sim o raio do Murphy.

A angústia vai tomando conta dos teus pensamentos ao ver pela janela do escritório o sol indo embora a cada hora que passa. Quando por fim consegues sair da empresa, o sol dá seu último aceno e desaparece no horizonte, prometendo voltar no dia seguinte, apenas para atormentar-te no serviço novamente.

A primavera, também é a estação dos amantes, vários namoros começam durante os seus meses perfumados com o desabrochar das rosas..., intensificando-se no calor do verão até que, com início do inverno, uns decidem partir para algo mais oficial, enquanto outros sentem, para além de frio, que se estão a meter numa possível fria e resolvem terminar tudo.
Mas não há motivos para preocupações, pois os corações partidos geralmente curam-se com a chegada de uma nova.
Primavera.

p.s.: não falei em professores!