domingo, 21 de julho de 2013

Russia dia 4 (Astrakhan Dia 1b)

1.500 kms a sudeste de Moscovo, Astrakhan é a grande porta russa para o Oriente.
O transporte marítimo por excelência.
O rio Volga desagua, não numa foz, mas num infinito emaranhado de rias de todos os tamanhos. O mar Cáspio recebe de braços abertos este rio gigante que cumpre aqui a sua derradeira e provavelmente mais importante função.
Mas engane-se quem, com este cenario poderoso, imagina uma cidade moderna...
Uma grande quantidade de casas ainda é em madeira, muitas ruas para alem de não terem asfalto, não aparentam ter esgotos com saúde. A recolha de lixo é insuficiente... e mais não digo,  hoje.
A coisa mais parecida que vi foi Luanda no fim dos anos 80.
Mas algo de muito mais importante faz-me querer ficar mais dias...
Um 'bom jantar' pode ter diferentes significados.
Pode ter a ver com a qualidade do repasto, com o preço, com o local, com a companhia, etc.Varidas condicionantes do momento fabricam a opinião.
Hoje jantei muito bem, perdão, MUITO BEM. E, apesar da qualidade dos alimentos ser indiscutivelmente boa, da companhia ser perfeita e do preço ser nulo, o que coloca este jantar acima de qualquer outro foi o Amor investido.
O amor na contrução daquela casa - leia-se lar. O amor na escolha da comida, da bebida. O amor investido nas palavras e nos abraços sentidos, nos olhares timidos que caracteriza este povo. O amor investido em nos proporcionar uma receção arrepiante. O amor que se respira quando uma familia feliz está reunida. Obrigado por nos terem deixado entrar.
A esta familia de que a partir de hoje me apropriei, completamente, obrigado.

1 comentário:

EBalona disse...

Hoje perdoo-te a falta cometida.
Falta "algo" no teu resumo.
Fica-se feliz a ler o txt como o que acabei de ler. Não me vieram as lágrimas, mas fiquei genuinamente contente.