Informações fornecidas pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente um trilião de sacos plásticos em todo o mundo.
Menos de 1% dos sacos é reciclado.
É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo... Existe una economia estranha por detrás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa 4.000€, a mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a... 320 €.
Sendo assim... O que acontece com os saquinhos?
O que podemos fazer?
Se usamos um saco de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana.
Ou seja, 288 por ano.
Ou seja... 22.000 ao longo da vida... Se apenas 1 em cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 44.000.000.000 sacos plásticos. Mais ou menos...
O Bangladesh proibiu os sacos plásticos.
A China proibiu os sacos plásticos gratuitos. Economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos.
O Ruanda proibiu os sacos plásticos em 2005.
Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos.
Em 27 de Março de 2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos EUA a proibir os sacos plásticos.
A Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar impostos sobre os sacos plásticos. Desta forma, reduziu o consumo em 90%.
Portugal, bem, Portugal deve ser terceiro mundo... ou 4º?
Ficou a ideia. Bom Natal...
Sem comentários:
Enviar um comentário