quinta-feira, 22 de maio de 2008

E.... muito bem!

Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.

O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança -Social.

E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros.

Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 21 euros para si.


Em Resumo:

Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.

Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 21.

Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.

Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.

É bom ser português, ter um Estado que funciona, e muito bem.

1 comentário:

Ina Barbosa disse...

Não é?
Pena é que o que sobra dos 100 Euros não dê para para pagar a alimentação, educação,o tecto sobre a cabeça etc..
e pior ainda que o que pagamos ao estado seja praticamente a fundo perdido. Ou seja o retorno é nada vezes nada. Não concordam? Experimentem o sistema de saúde, de segurança, de direitos, enfim aquilo que o estado diz ser para o que pagamos... aí vão ver como elas mordem...
Beijos e fiquem bem
XoXo