quinta-feira, 8 de maio de 2008

AGORA OS LIVROS NÃO SE PODEM EMPRESTAR?!?

Ontem fui a Fnac, a minha perdição...
Comprei o último do Toffler (A Revolução da Riqueza).



Como sabem sou discípulo de Toffler... :)
http://orlandodesign.blogspot.com/2008/03/bom-fds-e-no-s.html

Quando, depois de aturar e me deliciar com duas morenas... fui para a cama (sem elas), abri o livro e leio na ficha técnica:

"Este livro não pode ser emprestado...sem o consentimento da sua editora."

Como? Então agora não posso emprestar livros????
E... o BookCrossing? ou BookCrossingPortugal?

Mas que raio de treta é esta???
Alguém com conhecimentos jurídicos, poder-me-á esclarecer?
A Editora chama-se Actual Editora (Conjuntura Actual Editora Lda.), e na ficha técnica faz questão de frisar...

"Missão: Editar livros no domínio da gestão e economia e tornar-se uma editora de referência nestas áreas. Ser reconhecida pela sua qualidade técnica, actualidade e relevância de conteúdos, imagem e design inovador.
Estímulos: ....produzir um livro acessível e que, pelas suas características , seja actual e inovador no mercado."

Ahh... agora percebo a inovação...

Também diz que nada pode ser reproduzido sem a sua autorização, aquelas coisas normais...

Mal acabe de o ler vou EMPRESTÁ-LO!!!!!!!!!!!!!!!
Mais... vou comprar outro e colocar a circular na BookCrossing!

Pois Senhores Gerentes da Actual Editora, processem-me faz favor!!!!


9 comentários:

Unknown disse...

Pois concordo contigo plenamente, e se puder ser o primeiro a lê-lo apôs o acabares, agradeço;....se prefires posso sempre partilha-lo com as morenas...........lol.

lleite

Teresa disse...

Este post, foi como uma pedrinha no sapato... Eu que defendo a partilha e combato o egoísmo, tenho este velho dilema dentro de mim, de guardar os meus livros e a minha música a 7 chaves! Não por egoísmo, mas por medo de os perder... já emprestei tantos no passado que se perderam na poeira do tempo!
Mas, entendo que a decisão da partilha ou do egoísmo só pode partir de mim e não de uma qualquer editora que, pela sua imposição, não visa outra coisa senão um aumento de vendas do livro! Creem-nos assim tão ingénuos ou submíssos???

Vou continuar a "analisar" esta questão. Sem dúvida que nos tornará menos... ilhas.

Beijos da Teresa

Unknown disse...

Espero também ser um dos previligiados e me possas emprestar, pois tambem sou uma das discípulas do Toffler comos sabes.

rsss

Isabel

Orlando Pinheiro disse...

...era bom era ouvir opiniões sobre o "assunto". Será legal?

Teresa disse...

Por minha parte, Orlando, não vejo onde é que tenha "fujido" ao assunto... fui clara quanto à minha opinião sobre a atitude da editora.
Quanto a legalidades, sinceramente, não opino. Quando julgo que as são, já elas se tornaram legais!!
Que sei eu de legislação?...
Nem tãopouco quero saber de decretos-lei ou normas em vigor sobre o assunto.
É tão somente uma questão de "certo" ou "errado".

Beijos da Teresa

Orlando Pinheiro disse...

É tão somente uma questão de "certo" ou "errado".

100% agree

Ina Barbosa disse...

Ora bem, demorei um bocado porque tive a vasculhar o código civil e francamente não encontrei nada sobre o tema. Mas uma coisa conheço, que é o direito à propriedade. Sempre que uma transacção é efectuada seja a dinheiro ou a feijões depois de devidamente quitada, o comprador adquire o direito à propriedade e pode fazer com o bem adquirido o que bem entender, dar vender ou emprestar. Só posso pensar, que a editora ao colocar semelhante aviso,só e apenas queria referir que um livro de tal valor não deve ser emprestado para que não aconteça o mesmo que tem acontecido à Teresa, ou seja "se perca na poeira do tempo"...
Se a intenção for no entanto a de promover as vendas, olhe, mande-os "abaixo de Braga" e continue a emprestar as vezes que bem entender
100+
XoXo
A morena

Orlando Pinheiro disse...

... eu quero é q a editora se "prejudique"! E que vá para aquele balde que existia no alto dos mastros das naus...!

Aguardo processo... porque tive a lata de lhes enviar um link do Blog e do post

Anónimo disse...

A ideia de não emprestar, será a mesma de não difundir um cd ou dvd em publico... penso eu. A treta dos direitos de autores como o costume... Mais uma desculpa para nos sugarem até ao tutano. Agora eu que pago licenças de difusão nunca ouvi falar de licenças de empréstimos de livros (dahhh).... A editora que se fod.......

Eduardo D'O Cafézinho