quarta-feira, 26 de março de 2008

Tou cheio de 'aturar' os professores!

1º- Só porque tiraram uma licenciatura e se inscreveram no ME como possiveis docentes, ou deram umas aulas durante uns anos, julgam ter o direito a trabalho até ao resto da vida. E os outros srs. profs.?

2º- Todos sabemos que os horários dos professores são dos melhores que a função pública tem... Deixem-se de tretas de preparar aulas, que poucos os fazem...

3º- Não existe qualquer problema no ensino em Portugal, mas sim, na aprendisagem. Aliás MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO é, no mínimo um nome absurdo. Ministério da Aprendisagem ainda vá... ainda que eu acha que se deveria chamar MINISTÉRIO da FORMAÇÂO.
Formar e não educar. A Educação vai muito para além das funções dos formadores (chamados de professores...)

Acho que já chega para ter uns comentários de profs...

Para terminar:
Depois de terem um canudo na mão (que se tira em 3 anos, sendo um deles passado na Queima....), que formação em Formação é que tiveram para transmitir os conhecimentos mal adquiridos?

32 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que não me conheces-te pessoalmente...é menos uma professora que tens que "aturar".
E já agora só uma achega ao que escreves-te...é ignorância da tua parte o que lá dizes...realmente não fazes ideia do que é a vida de professor...
Pessoas como tu deveriam passar pelo menos 1 dia numa escola pública dentro das salas de aula e acompanhar o que um professor faz e depois sim...dar a sua opinião...
Maria João

Orlando Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando Pinheiro disse...

Maria João, os professores não estão formados para serem professores.
Nunca receberam formação específica para isso.

Saber não chega para transmitir conhecimentos, dominar uma turma, resolver conflitos, etc.

Nem sequer têm formação em avaliação e avaliam (mal).

Não diria que a culpa é dos professores, mas é concerteza culpa dos que, só porque tiraram uma licenciatura e se inscreveram para serem professores, PENSAM QUE PASSAM A SABER ENSINAR E COM EMPREGO GARANTIDO ATÉ À REFORMA. Para formar é preciso saber mais do que apenas o "Saber, Saber" mal sabido. è preciso saber fazer, é preciso saber ser formador e mais importante é preciso saber transmitir os conhecimentos de forma a que os formandos aprendam.

Sempre que um aluno tem dificuldades em 'aprender' isso é problema do Formador que tem a obrigação de saber como formar, mesmo nessas situações.

Há péssimos Formadores logo temos péssimos formandos...

Orlando Pinheiro disse...

Mais.

Quanto ao video que todos já vimos no Carolina...

Aquela professora não reunia condições para dar formação. Um bom formador (ou professor...) nunca deixaria a situação chegar onde chegou.

Enquanto o sistema de 'ensino' colocar estas pessoas a tentaren formar adolescentes isto vai sempre acontecer.

Aquela pseuso-professora é completamente culpada daquela situação, ainda que, por falta de formação...

Anónimo disse...

Ora bem é tudo muito bonito e os Srs. Professores tem realmente razão de queixa coitados, com tantas formações adicionais que tem que fazer sobra-lhes muito pouco tempo para ensinar... Sabem aquelas formações que o governo obriga os privados a proporcionar aos seus colaboradores, são acho que umas 35 horas anuais obrigatórias... Bom há uma muito boa que se chama "resolução de conflitos" se precisarem envio o contacto. Eu embora já muito crescida sou neste momento mais uma estudante universitária, e meus QUERIDOS professores é realmente muito mau o ensino em Portugal.. são manuais e mais manuais, trabalhos e mais trabalhos à pressão para preencher calendário pois assim os alunos estão entretidos durante semanas e o resto que se lixe.. Aulas?? Não. Para quê? agora com a Plataforma E-Learning vês tudo na Internet pena é que alguns professores se esqueçam que ela existe e depois quem se lixa é o do costume. Até chega ao cumulo de alguns nos mandarem ir aos blogs pessoais para recolher informação que pode eventualmente sair no exame. Fantastico nes't ce pas!!!
Bom por hoje é só.
Beijos e boas formações
XoXo
eu (a morena)

Anónimo disse...

Agora para o meu querido Orlando,
No caso da Carolina, a professora tinha pouca formação, pouco pulso pouco sei lá o quê. Mas deixe-me que lhe diga que neste caso que devia receber formação intensiva eram os pais de menina..
Também tenho filhos e concordo consigo a escola deve reforçar os nossos conhecimento e carácter mas educação e respeito pelos outros esse ou vem do berço ou não há volta a dar.
Beijo
XoXo
Eu (a morena)

Anónimo disse...

Realmente, menino Orlando não deve ser fácil aturar muitos dos meninos da geração 90´s são qs todos(as) malcriados e sem o minimo de respeito pelos mais velhos, até eu as vezes me dá vontade de lhes zupar.

Para a Maria João o que lhe tenho a dizer é que, não deixe estes meninos porem-se em bicos de pé para si, mas também não os deixe sair da sala sem lhes dar o que eles merecem.

lleite

Orlando Pinheiro disse...

Obrigado pelo "querido".

Muitos pais julgam-se seguros quanto a educação dos seus filhos.
"-a minha filha nunca faria isso" disse muita gente e diziam os pais da dita cuja antes de verem o video...

Foi apenas a má formação da professora que levou àquele extremo. Há técnicas em formação que resolve facilmente conflitos idênticos.
Aquela professora, pelo menos com aquela turma, andou a dar formação? Sim andou, a formar o que vimos..., 90% do comportamento dentro da sala de aula daquele grupo foi formado por ela!!!! e a sociedade out-escola deveria-lhe pedir contas pelo tipo de pessoas q forma.

Anónimo disse...

Parece-me que não se aperceberam que a culpa do mau ensino esta no facto de termos maus professores. Aliás, não temos professores, temos licenciados preguiçosos, mal formados e mal pagos.
Todos criticam dizendo que os licenciados "não sabem nada", depois, colocam-nos a ensinar....

fotocópia de fotocópia....

Anónimo disse...

...já agora, temos má saúde tb porque temos maus médicos.
Temos mortes na estrada porque temos maus condutores (mal formados!)
Gestores sem formação que são 'patrões', maus taxistas (sem formação).
Maus restaurantes porque basta ter vontade e dinheiro (sem qualquer formação) para abrir um tasco!

Temos uma merda de país porque vivemos num país de "geitosos".

Anónimo disse...

depois disto tudo resta-me acrescentar q tal como ser policia, (coitadinhos dos bandidos q andam a tratar da sua vidinha e não é q de vez em quando aparece um raio de um anormal q lhes dá um tiro!!), também ser professor é hoje em dia uma tarefa muito ingrata...e como em tudo na vida não há como ter o sentido da razoabilidade e não confundir ou misturar, autoridade com autoritarismo, simultâneamente, o respeito (e já que se fala de alunos, numa idade que todos sabemos como é, porque não dizer antes o "respeitinho"), e a educação ficam sempre muito bem em qualquer lugar e a qualquer pessoa.

xo xo

ja tinha saudades de vir aqui mandar uns bitaites lol

Anónimo disse...

Aqui estou eu de novo e a dizer que não concordo que a responsabilidade seja apenas da professora.Questão de opinião dirá o meu querido.. pois... não se esqueça que da forma que o ensino está estruturado os "nossos" filhos tem, não um, mas um batalhão de professores.Se deixarmos de fora o primeiro ciclo, onde salvo as excepções que confirmam a regra (várias e múltiplas transferências durante o ano lectivo, e aqui entram os maus gestores) se mantém durante todo o primeiro ciclo, a partir daí é soma e segue, um professor por disciplina e uma montanha de disciplinas. Ora cada professor passa em média e dependendo da importância da disciplina 3 a 6 horas semanais com os alunos, tem Km de matéria para enfiar no cérebro dos "miúdos" e esperar que a coisa pegue para apresentar resultados positivos.Pois.. a formação não será a melhor, concordo que há lacunas graves no nosso ensino, na segurança, na saúde etc.(tá tudo uma caca), mas, não será tudo isto resultado do que se ensina em casa?
Não é a toa que lá diz o ditado "é de pequenino que se torce o pepino".
Afinal todos fomos alunos todos tínhamos regras a cumprir, (eu pelo menos tinha e se não cumprisse o pau comia), mesmo que pulasse-mos as regras sabíamos que iríamos ter consequências, e não, acho que a nenhum de nós nos passou pela cabeça agredir um professor mesmo que não faltasse vontade.
Beijo
XoXo
eu (a morena)

Anónimo disse...

olá morena!!

Beijinhos

Anónimo disse...

Ai, ai... isto vai mal, muito mal. Ati, Orlando "darling", ainda desculpo uma "aprendisagem", no lugar de aprendizagem; agora, senhora professora Maria João, espero, sinceramente, que não seja docente de língua portuguesa e que, talvez, a área de educação física ou, arrisco um pouco, da matemática, a possam salvar no processo de avaliação, não considerando relevantes erros ortográficos tais como "escreves-te", em lugar de escreveste, e "conheces-te", em lugar de conheceste!!!!
Oh morena do meu coração (sim que esta menina é do peito), tu que tens esse olho de lince e que nada te escapa, como é que esta te passou ao lado?
Bem, cá fica um punhado de XoXo para o pessoal, que pelos vistos pegou e, para o meu darling Orlando, os de sempre

Beijos da Teresa

Dininha disse...

Olá
O que eu dizer, para já, a Teresa acabou de fazer!
Beijinhos Orlando!

Anónimo disse...

Ó Teresita, que bem me conheces..
eu vi os erros, afinal eles gritam mal se começa a ler. Mas quem sou eu para corrigir alguém que se intitula profissional do ensino?? Afinal tu sabes bem que toda a vida lidei com licenciados, doutores e engenheiros e convenhamos que português foi sempre uma língua estrangeira para a maioria deles..
Lol
XoXo
Eu ( a morena)

Anónimo disse...

Já agora Terê: A ti, e não "Ati"
eu sei, eu sei as pressas pregam-nos destas!!!
Beijo
XoXo
Eu ( que tu sabes quem)

Anónimo disse...

"querida amiga" Morena, voce agora fez-me sentir assim tipo, um mísero CD, eu aqui a mandar-lhe beijinhos c tanto carinho...e a menina pura e simplesmente passa ao lado e népia... ta zangada comigo?

DVD

Orlando Pinheiro disse...

Quero la saber de erros ortográficos e afins.
Neste caso, o receptor conseguiu ser entendido pelo emissor.
Num mumdo onde usamos 'lol' :) e afins é perda de tempo escrever sobre ortografia neste post.

Mas pode ser um bom assunto de discussão.

Anónimo disse...

Bem... ou é perda de tempo ou bom assunto de discussão...
Por mim, é tão somente uma questão de amor à língua, ou às línguas, neste caso, a minha! Das más línguas, posso esperar tudo até o vernáculo. Das boas línguas, espero sempre o prazer sublime da língua bem aplicada, audaciosa e segura. Até porque, para mim, o devaneio começa por aí mesmo, pela língua. Usemo-la bem que o ganho é seguro!
Beijos da Teresa

Orlando Pinheiro disse...

Sei que vou chocar mentalidades e fazer rir a maioria, mas....
Este é o meu tipo de humor, o blog tb é meu... aqui vai a minha opinião à tua, querida Teresa:

"...Das boas línguas, espero sempre o prazer sublime da língua bem aplicada, audaciosa e segura. Até porque, para mim, o devaneio começa por aí mesmo, pela língua. Usemo-la bem que o ganho é seguro!"

COMPLETAMENTE DE ACORDO!!!

p.s.: estavas a falar de português ou sexo oral?

Anónimo disse...

O dvd, anda tão triste a morena não lhe manda uns xoxo, ele assim não dá musica.

um beijo para ela.....

lleite

Anónimo disse...

Tu que és perito em receitas e misturas de ingredientes... que achas?
E nem é preciso ser bilingue ou adicionar-lhe whisky, quer escolhas uma ou outra possibilidade, garantidamente que, se juntares os ingredientes, saberás a diferença.... ou não!?...

Beijos da Teresa

Orlando Pinheiro disse...

para o DVD e Lleite:
«...o que tu queres sei eu...»

para a Teresa:
:-o

Anónimo disse...

ora "bamos lá ber" se não me esqueço de ninguém!! DVD meu lindo, não fique triste... os beijinhos foram e serão sempre bem vindos.. aproveito para retribuir. E já agora perdoa-me a falha de não te ter respondido antes. E não se sinta mal porque um CD pode não ser mero, afinal tal como uma imagem pode valer mil palavras, meia dúzia de palavras bem ditas podem fazer surgir mil imagens.Lleite de "mon coeur" esta história deixou-me meio baralhada, é que passámos do mau ensino ao bom emprego da língua, seja ele o emprego que for que se dê à língua, se esta for habilidosa dá a volta a qq texto.
Deixo-vos com toneladas de XOXO, para todos. ( a ver se assim ninguém fica triste)
Beijo
Eu ( a morena)

Anónimo disse...

que bontade irresistibel de lhe oferecer umas rosas!!

xoxo

E agora para os(as) puristas: já sei que falta um acento agudo no
3º i - é só mesmo p picar !! ;)

parece qé hoje quisto bai pegar fogo...lol

Anónimo disse...

ouçam lá isto:


http://www.dailymotion.com/bookmarks/filipeleite/video/x2vsqe_jarabe-de-palodepende_creation

lleite

Anónimo disse...

peço desculpa, o link anterior nãoi funciona sem registo no dailymotion, vão por aqui:

GD MUSICA!!!

http://youtube.com/watch?v=tTvhW8lDHFk

lleite

Orlando Pinheiro disse...

parece q não funciona luis e... o q é que tem a ver com o post?

Anónimo disse...

Olá Lleite! Tens razão meu lindo, tudo depende, afinal opiniões são como o "Asshole" toda a gente tem direito a um. Seja lá a forma ou dimensão que tenham.Lol
XoXo
Eu (a morena)

Anónimo disse...

lol

Anónimo disse...

É sempre bom ouvir(ler) as palavras da MORENA.........; e então pela manhã este incentivo, é um complemento as 30 piscinas desta manhã...... para enfrentar mais um dia de trabalho......

um beijo para ti......

lleite